Apagão afeta 294 mil clientes no Pará, diz concessionária
14/10/2025
(Foto: Reprodução) Apagão atingiu ao menos 17 estados e o DF na madrugada
O apagão durante a madrugada desta terça-feira (14) que afetou estados em todas as regiões do Brasil também atingiu ao menos 13 municípios do Pará, segundo a concesionária de energia do estado.
"No Pará, cerca de 294 mil clientes foram impactados. Não houve municipio que ficou sem energia completamente, foram trechos dos municípios", informou a Equatorial Pará.
As cidades afetadas foram:
Anapu
Ananindeua
Belém
Itaituba
Castanhal
Marabá
São Domingos do Araguaia
Uruará
Na região Oeste:
Alenquer
Curuá
Monte Alegre
Óbidos
Juruti
Segundo o Ministério de Minas e Energia, a falha foi causada por um incêndio na subestação de Bateias, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (PR). Mais cedo, as companhias de energia que atuam no país citaram uma interferência no Sistema Interligado Nacional (SIN). Ainda não se sabe o que causou o incêndio.
Além do Pará, foram registradas falhas nos estados de: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal.
🕯️ Faltou energia na sua cidade? Mande o seu relato ao g1
🕯️ O que causou a queda de energia? Veja perguntas e respostas
Segundo a Companhia Paranaense de Energia (Copel), o incêndio foi controlado pelos bombeiros e nenhum equipamento da Copel ou de outra empresa que fica instalada na subestação foi danificado.
Em nota, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou a ocorrência no SIN, provocando a interrupção de cerca de 10.000 megawatts (MW) de carga. "Assim que identificou a situação, o ONS iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões", diz o texto (leia a nota na íntegra abaixo).
De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a fiscalização da agência será enviada ainda hoje para inspecionar a subestação afetada e identificar as possíveis causas da interrupção.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que a falha foi um "problema elétrico" pontual e que o desligamento não ocorreu por "falta de energia".
💡 Quase todo o Brasil é coberto pelo SIN, responsável pela transmissão de energia entre as regiões do país. São usinas, subestações e redes de distribuição que formam um único sistema de linhas de transmissão. Funciona sob coordenação do ONS.
O ONS e o ministério afirmaram que está programada uma reunião preliminar para identificar as causas ainda nesta terça-feira.
LEIA MAIS
Quase todo o Brasil é coberto por um sistema integrado de transmissão de energia; entenda
Para evitar apagão, Brasil corta energia limpa e aciona termelétricas: entenda o paradoxo chamado curtailment
💡 O último apagão nacional ocorreu em 2023, quando cerca de 29 milhões de brasileiros foram afetados. A falha na distribuição de energia, causada por uma sobrecarga no sistema, afetou 25 estados e o DF, com exceção de Roraima, que possuía um sistema de transmissão de energia não integrado ao do restante do país.
Falta de energia nesta terça afetou todas as regiões do país
Pexels
Excesso de energia pode provocar apagão?