Animal raro e ameaçado de extinção, cachorro-vinagre é visto em Goiás; vídeo
22/12/2024
Imagens foram feitas no Parque Estadual da Mata Atlântica. Espécie é nativa da América do Sul. Cachorro Vinagre: Considero raro, animal é flagrado no Parque Estadual da Mata Atlântica
Três cachorros-vinagre, animal raro e ameaçado de extinção, foram registrados por câmeras espalhadas pelo Parque Estadual da Mata Atlântica (Pema), em Água Limpa, região sul de Goiás. A última vez que o animal foi flagrado no local foi há cerca de dois anos (veja vídeo acima).
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
As imagens pertencem ao Projeto Detetives Ecológicos, desenvolvido pelo Programa de Conservação de Mamíferos do Cerrado (PCMC) e foram publicadas em uma rede social do projeto na última terça-feira (17). A iniciativa atua desde 2009 com pesquisa e extensão na Universidade Federal de Catalão, além de Minas Gerais.
LEIA TAMBÉM:
FOTOS: cães se tornam modelos em ensaio de Natal para incentivar a adoção responsável em Goiânia
BOI PET: Advogada cria bezerro como animal de estimação em casa após ele ser abandonado pela mãe no nascimento: ‘Ele é um milagre’
ASSISTA: Conheça sapo que solta veneno pelas costas e cobra rara que foram encontrados no Cerrado
O cachorro-vinagre, também conhecido como cachorro-do-mato-vinagre, aracambé, jaguaciningua entre outros nomes, é uma espécie nativa da América do Sul. O animal é o menor entre os canídeos brasileiros, medindo entre 57 e 75 cm, pesando de 5 a 8 kg (veja na imagem abaixo).
Cachorro-vinagre, espécie ameaçada de extinção no Brasil
Reprodução/TV Anhanguera
De acordo com o biólogo Edson Abrão, esta espécie está presente em todo o Brasil, principalmente no Cerrado. Segundo Edson, este animal ajuda a manter um equilíbrio ambiental.
"Ele é totalmente carnívoro, se alimentando de anfíbios, répteis, aves e mamíferos, para que estes animais não tenham uma população grande e causem desequilíbrio ecológico", declara.
Edson reforça que o cachorro-vinagre está em extinção devido à matança, que acontece em parte por fazendeiros que buscam proteger o rebanho, já que filhotes de carneiros, porcos, galinhas e outros animais rurais podem ser alvos desta espécie. Além disso, por ser um animal que vive em bandos muito fragmentados, os filhotes muitas vezes não nascem saudáveis ou não se desenvolvem, não chegando à fase adulta. O desmatamento também colabora para a ameaça de extinção da espécie.
Mesmo com todos os problemas, Edson destaca que existem estudos para evitar que este animal seja extinto.
"É muito bacana ver a reintrodução desta espécie, não só em Goiás, mas no Brasil inteiro. Espero realmente que este animal seja reintroduzido e que as pessoas criem uma consciência ecológica para não matar estes animais. Claro que existem os fazendeiros [protegendo] a criação, mas na verdade, a casa é destes animais silvestres e eles tem que ser respeitados", concluiu.
Cachorro-vinagre, espécie ameaçada de extinção, é flagrado no Parque Estadual da Mata Atlântica, em Goiás
Reprodução/TV Anhanguera
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás