Projeto quilombola de Araruama é destaque em ação do Ministério da Educação

  • 14/11/2025
Quilombola Divulgação Araruama, na Região dos Lagos, ganhou destaque em ação do Ministério da Educação com o projeto “Conhecendo Minhas Raízes e Valorizando Nossas Identidades – Educação Integral”. A iniciativa, implementada em 2024 na Escola Municipalizada Prodígio, em Tapinoã-Prodígio, território quilombola do município, foi selecionada para compor a plataforma nacional que reúne 738 experiências de Educação Integral em Tempo Integral. Idealizado pela doutoranda e mestre em Educação Aline Pereira Botelho dos Santos, coordenadora do Departamento de Igualdade Racial da Secretaria de Educação de Araruama, o projeto atende 29 crianças do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. 📱 Siga o canal do g1 Região dos Lagos no WhatsApp. O objetivo é estimular a autoestima dos estudantes, fortalecer vínculos intergeracionais e valorizar as culturas afro-brasileira e indígena. Para isso, foram elaboradas atividades voltadas à desconstrução de práticas eurocentradas e à construção de uma abordagem pedagógica antirracista e afrocentrada. Veja os vídeos que estão em alta no g1 Entre as ações realizadas estão: Rodas de conversa sobre ancestralidade Oficinas sobre saberes tradicionais da comunidade Imersão na literatura negra e indígena, com produção de textos autorais, desenhos e registros artísticos Elaboração de um alfabeto visual com palavras de origem africana e indígena Formação continuada com a equipe pedagógica Encontros com famílias, lideranças quilombolas, parteiras, rezadeiras e mestres de saberes Segundo Aline, o projeto é “um gesto de reparação e de futuro”, aproximando a escola da vida real dos estudantes e reconhecendo a importância do território, da memória e da ancestralidade no currículo escolar. Resultados Os impactos já são visíveis: aumento no interesse dos alunos pelas atividades escolares, maior expressividade na leitura e produção textual, fortalecimento da consciência racial positiva e dos vínculos entre escola e comunidade. Na rede municipal, a experiência inspirou a criação do Protocolo de Educação para Promoção da Igualdade Racial e a construção coletiva do currículo complementar quilombola. De acordo com a idealizadora, a proposta devolve às crianças quilombolas o direito de se reconhecerem e se celebrarem dentro da escola, promovendo respeito, reconhecimento e pertencimento.

FONTE: https://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2025/11/14/projeto-quilombola-de-araruama-e-destaque-em-acao-do-ministerio-da-educacao.ghtml


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